Que fruto você tem dado?

Embora consideremos os frutos do Espírito Santo de maneira pluralizada, a Bíblia o faz de maneira singular, considerando-os apenas “o fruto” (Gl 5.22)

Isto, naturalmente, se deve às qualidades morais que o Espírito Santo implanta no ser de cada seguidor do Senhor Jesus Cristo, para que seja um todo completo, como se fosse uma única virtude. Os nove aspetos são partes integrantes de um único desenvolvimento espiritual, para que o cristão seja “tomado de toda a plenitude de Deus”(Ef3.19). É claro que “o fruto” do Espírito é uma consequência ou um efeito produzido pelo Espírito Santo na vida de um cristão autêntico, que se submete à vontade do Senhor. Não é o cristão que, pelos seus próprios esforços ou méritos, vai produzir os frutos ou o fruto do Espírito Santo, mas pela participação mútua entre o Espírito Santo e o cristão, juntos, é que haverá o fruto.

DISPOSIÇÃO HUMANA

O Espírito Santo, por sua vez, não vai impor a ninguém a Sua própria vontade, a fim de que se produza o fruto, mas tem de haver uma disposição real do homem na busca da suprema vontade de Deus para que, então, o espírito de Deus possa efetuar a transformação radical no íntimo do homem. O fruto é uma resposta a uma plantação. Ele pode ser bom ou mau, depende, naturalmente, daquilo que se planta, ou seja, da semente que semeamos. Se desejamos que a nossa vida produza os frutos espirituais ou o fruto do Espírito Santo, devemos semear nos nossos corações os pensamentos divinos, que estão na Bíblia Sagrada. A Palavra de Deus, que é a Mente de Cristo, precisa de estar arraigada no mais profundo das nossas vidas, a fim de que o Espírito Santo possa agir no nosso interior e produzir o fruto.

Os frutos do Espírito Santo:

  • Amor

  • Alegria

  • Paz

  • Longanimidade

  • Benignidade

  • Bondade

  • Fidelidade

  • Mansidão

  • Domínio Próprio

Fonte: Série Caráter de Deus, Bispo Macedo

Artigos relacionados